CICLOS   da  VIDA





      Um dia estava eu parado no meio do meu jardim de casa, onde era um local belíssimo que eu passava diversas horas sentados a refletir sobre a minha vida.
      Ali estava a refletir sobre os ciclos que a vida nos oferece a viver.
      Ciclos, porque a cada período de nossa vida fecha-se um ciclo e começa outra etapa exatamente de onde uma havia parado.
      Por exemplo :
- temos um ciclo inicial da infância onde passamos com nossos pais, irmãos e familiares, onde estes são momentos na maioria das vezes muito felizes, porque é onde aprendemos muito com as descobertas diárias.
- tempos depois chega outra etapa onde é dita adolescência , neste novo ciclo da vida somos mais seletivos em nossas amizades, descobrimos coisas diferentes, pensamos diferente, temos mudanças de comportamento e ate de personalidade.
      Nesta etapa lamentavelmente não damos a atenção necessária aos mais velhos, achando que somente nós estamos certos e atualizados e os mais velhos não nos entendem ou não sabem de nada.
      Fazemos novas amizades, mas também perdemos tantas outras que ficam para trás.
      Com muita rebeldia e dificuldade passamos por esta etapa onde grandes transformações acontecem, e só mais tarde reconhecemos quantas besteiras fizemos.
- O outro ciclo começa então com a chegada da vida adulta, onde os pensamentos já começam estar mais avançados, onde você começa a projetar metas e sonhos para serem alcançados, pensa mais no futuro, porem como todo ser encarnado, visa sempre o lado material, dinheiro ou poder desenfreado.
      Na idade adulta o tempo parece que passa voando a cada ano, e você percebe que não consegue realizar todas as suas metas e muitas vezes ate esquece o que já conseguiu ou não dá mais tanto valor assim, as metas já alcançadas.
      Muitos saem do aconchego do lar, deixando saudades, deixando tantas coisas inacabadas, as vezes relações conturbadas com a própria família. Daí saem em busca de construir sua própria família e é ai que começa um outro ciclo.
- Neste novo ciclo onde você esta mais adulto e mais maduro, sendo agora responsável por tudo e por todos que irão depender de você. Alguns conseguem sucesso com facilidade, outros falham na missão. Nesta etapa ainda pode ter a chegada de filhos onde a responsabilidade ira aumentar ainda mais.
      Nesta fase você percebe, agora com sua própria família, quanto tempo já passou e quantas coisas aconteceram em sua vida.
      E é nesta fase que você começa a pensar em tantos momentos felizes que teve na infância, nos amiguinhos que se perderam no tempo, das amizades ditas eternas da adolescência que ficaram esquecidas ou perdidas. Quantas horas a se lembrar do carinho dos Pais , das brincadeiras com os irmãos ou primos, ou mesmo das dificuldades que passou.
      Mas é ai nessa idade mais adulta que você começa a refletir ou meditar mais, que você percebe quantas coisas boas e maravilhosas já passaram por sua vida e que naqueles determinados momentos você não deu atenção, não deu seu valor, fica ai então a saudade e as vezes até o arrependimento cobrando sua própria consciência.
      Aprenda então, agora, onde o tempo ainda lhe dá a chance, corra atrás das lembranças boas, aprenda a sorrir para vida , reviva amizades antigas, aproveite para reencontrar amigos e parentes que a muito tempo não os vê , e curta os momentos como se fossem os últimos.
      Aproveite e abrace quem não abraçou, ame quem lhe agrada e seja feliz nos próximos ciclos de vida que ainda virão, não se aborreça por mesquinharias , viva a vida a cada novo minuto, e de mais atenção contemplando a beleza da natureza.
      Aprenda a ser feliz e emane felicidade para todos que estiverem a sua volta e entenda de uma vez por todas, que a felicidade esta em cada ciclo da vida, cada ciclo lhe trás uma forma diferente de felicidade, mas todas elas é a felicidade que DEUS lhe ofertou para aquele seu momento.
      Muita Paz e Seja feliz todos os dias.

 

DIOGENES RIBEIRO