A  CASA  DOS  ESPÍRITOS

(The House of the Spirits, EUA - 1993)

     Atores: Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Ryder, Antonio Banderas, Vanessa Redgrave e Armin Mueller-Stahl.

     Direção: Billie August

 

 

 

    

 

 

     Baseado no romance homônimo da escritora Isabel Allende, este drama mistura romance, política e espiritualidade. Apesar de parecer estranho o roteiro é muito bem construído e o resultado é um filme inteligente e que prende a atenção do expectador.

     A filme mostra a saga da família Trueba desde a década de 20 até os anos 70 no Chile. O patriarca, Esteban Trueban (Irons) é um homem determinado e rude, casado com a amorosa Clara (Streep), pai de Blanca (Ryder) e irmão de Férula (Close). As relações familiares são muitas vezes conflituosas, principalmente entre pai e filha que tem posturas bem diferentes.

     O grande sustentáculo da família é Clara, que através do seu amor por sua família consegue dar equilíbrio e ser o elo de ligação entre todos. Possuidora de mediunidade e de uma visão espiritualizada da vida ela sempre possui uma palavra de conforto e esperança.

     O filme mostra a mediunidade como uma coisa natural e sem apelar para o sensacionalismo, além de reforçar a idéia de que a morte física é apenas um estágio de algo maior e que o amor continua a existir além da vida material..

     Outro aspecto importante do filme é o seu caráter político, retratando o golpe no Chile e a tomada de poder pelos militares e como isto repercutiu nesta família e consequentemente em toda a população do país.

     A questão da necessidade de aproveitarmos a vida com sabedoria, procurando valorizar as coisas que realmente são importantes, como a família, o amor e a felicidade são colocadas para a reflexão do expectador.

     Contando com um elenco excelente, uma fotografia muito bonita e uma direção segura e sensível, o filme é imperdível e merece ser visto. Algumas cenas fortes podem impressionar as crianças. Mas A Casa dos Espíritos é um programa obrigatório para quem gosta de cinema e também aprecia filme de teor espiritual.