HISTÓRIA  DE  FANTASMAS

(Ghost Story, EUA - 1981)

     Atores: Fred Astaire, Melvyn Douglas, Douglas Fairbanks Jr., john Houseman, Craig Wasson, Patricia Neal, Alice Krige.

     Direção: John irvin

 

 

 

    

 

    Numa pequena cidade da Nova Inglaterra, um grupo de quatro senhores formada por Sears James( John Houseman), Ricky Hawthorne (Fred Astaire), Edward Charles (Douglas Fairbanks Jr.) e o Dr. John Jaffrey (Melvyn Douglas) se reúne semanalmente para contar estórias de fantasmas.

     Esses quatro homens compõem a The Chowder Society, que foi criada a partir de um terrível segredo do passado deles, entretanto subitamente este passado volta para assombrá-los quando a misteriosa Alma Mobley (Alice Kriege) aparece e a partir deste fato eles começam a morrer misteriosamente e aos poucos vão sendo revelados os acontecimentos do passado.

     Baseado no best seller de Peter Straub o filme "História de fantasmas" possui um roteiro inteligente e um elenco competente, com destaque para os veteranos Houseman, Faibanks e Astaire, aliás este foi o último filme de Fred Astaire para o cinema, entretanto a direção deixa um pouco a desejar principalmente porque em alguns momentos a seqüências das cenas ficam confusas.

     O filme mostra materializações, efeitos físicos e fascinação, mas como é comum nas produções cinematográficas do gênero, com muita fantasia e pouco compromisso com o estudo ou a explicação séria dos fenômenos. Alerta para as mortes causadas por espíritos, pois o filme destaca este ponto o que pode levar o espectador a se impressionar com algo que está fora da realidade.

     Os efeitos especiais, se considerarmos a época do filme, são de muito boa qualidade e colaboram para que o espectador mergulhe no enredo da trama. Ressaltamos novamente a necessidade do estudo sério, através das obras da codificação espírita para compreender algumas manifestações espirituais e identificr os absurdos da estória.

     O filme não chega a ser um clássico do gênero, mas vale a pena assistir. Não há cenas muito fortes e nem sustos, mas para quem tem crianças avisamos que há cenas de nudez.