O  ENIGMA DO MAL

(The Entity, Inglaterra - 1982)

     Atores: Barbara Hershey, Ron Silver, David Labiosa, George Coe, Margaret Blye

     Direção: Sidney J. Furie

 

 

    

 

     Algo está perseguindo Carla Moran (Barbara Hershey). Quer sua alma. Quer seu corpo. Não há como detê-lo. E não há pra onde fugir. Carla não sabe o que a persegue ou porque foi escolhida, mas tem certeza que é a vítima. Ela é atormentada em seu quarto. É atacada na casa de amigos. Até o controle de seu carro é retirado de suas mãos enquanto ela dirige e Carla quase é morta. Mas a Entidade não quer matar Carla, pois tem outros planos para ela.

     Efeitos especiais incríveis, interpretações competentes, um roteiro bem escrito e uma direção criativa fazem de O Enigma do Mal um filme de impacto.

     Vemos no filme uma médium involuntária de fenômenos físicos, pressentimento e audiência. Percebemos também como a ciência engatinha em relação aos fenômenos espirituais, pois quer controlar o espírito, como se este não tivesse vontade própria.Baseado em incidentes que ocorreram na Califórnia entre 1975 e 76, retrata (com alguns exageros cinematográficos) um dos mais celebrados casos em toda a Parapsicologia, exemplo instigante de uma manifestação espiritual violenta. Destacamos o eterno conflito entre materialistas e espiritualistas, representados no filme pelos psiquiatras e parapsicólogos, respectivamente.