O  ENVIADO

(Godsend , EUA - 2004)

     Atores: Greg Kinnear, Rebecca Romijn-Stamos, Robert De Niro, Cameron Bright, Merwin Mondesir, Jake Simons, Elle Downs, Raoul Bhaneja, Jenny Levine, Thomas Chambers, Munro Chambers, Jeff Christensen, Sara Drayton.

     Direção: Nick Hamm

 

 

    

 

 

     O casal Paul (Greg Kinnear) e Jessie (Rebecca Romijn-Stamos) vive uma vida muito feliz com seu filho Adam (Cameron Bright).

     No dia seguinte ao aniversário do garoto acontece um trágico acidente e Adam morrem.

    No dia do velório de Adam o Dr. Richard Wells (Robert De Niro), um perito em genética, procura o Paul e Jessie e propõe a eles clonar o garoto. Apesar de uma recusa inicial o casal acaba concordando com a clonagem.     O procedimento é bem sucedido e o garoto nasce. Logo após o 8º aniversário do garoto seu comportamento começa a mudar, trazendo uma série de dúvidas e medos a vida daquela família.

   A clonagem e a pesquisa das células-tronco têm sido foco de muitas controvérsias, principalmente entre ciência e religião. O filme, apesar de não entrar nesta polêmica, mostra como existe uma grande necessidade de discutir o assunto e como a ética dos profissionais da área é importante para que se dê um uso adequado a estas técnicas, pois embora a ciência venha avançando muito, a moral não tem acompanhado esta evolução, o que pode levar a conseqüências desagradáveis no futuro.

   O filme também incorre num grande erro, pois mostra a memória como característica da matéria e que pode ficar gravada nas células, quando na verdade a memória, assim como a inteligência é atributo do espírito.

   Apesar da campanha de marketing para o lançamento deste filme, e do seu elenco, ele não encanta nem pelo enredo, nem pelo suspense. A fotografia é competente mas poderia ter explorado melhor as cenas e a direção foi pouco criativa. Quem assistir ao filme em DVD tem a opção de ver alguns finais alternativos.