A CORRENTE DO BEM

(Pay it Forward, EUA - 2000)

     Atores: Haley Joel Osment, Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel, Shawn Pyfrom, Jon Bon Jovi, Angie Dickinson, Jay Mohr

     Direção: Mimi Leder

 

 

 

    

 

 

     Durante uma de suas aulas de Estudos Sociais, o professor Eugene Simonet (Kevin Spacey) faz um desafio aos seus alunos: criar um projeto que mude o mundo. Inspirado por este desafio Trevor McKinney (Haley Joel Osment) cria um jogo chamado "Pay it Forward", algo mo "passe adiante". O jogo é bem simples, alguém ajuda três pessoas e cada uma dessas três deve ajudar mais três e assim por diante.

     Trevor resolve colocar sua idéia em prática e inicia a "Corrente do Bem". Apesar dele achar que seu projeto não está surtindo efeitos as pessoas a quem ele ajudou estão ajudando outras e a corrente está se espalhando, chagando até Los Angeles, onde o reporter Chris Chandler ( Jay Mohr) resolve investigar para descobrir onde começou a idéia.

    A iniciativa de Trevor além de ajudar a várias pessoas ajuda principalmente ao seu professor e a Arlene (Helen Hunt), sua mãe, que enfrentam seus medos e limitações começam a modificar suas vidas.

    O filme é baseado no romance homônimo da escritora Catherine Ryan Hyde e nos transmite a bela mensagem da prática da caridade e de como o mundo seria um lugar muito melhor, se ao invés de violência, conseguíssemos implantar esta corrente.

    O filme mostra também que apesar de simples, esta idéia exige muito esforço nosso, pois é preciso coragem e determinação para saírmos do nosso comodismo e passarmos a dar a mão ao outro. É a prática do fazer ao outro o que gostaríamos que nos fizessem.

   Contando com a ótima atuação de um elenco maravilhoso, com destaque para o talentoso Haley Joel Osment (então com 12 anos), filme é muito bom, tanto pelo roteiro, como pelas reflexões a que nos leva, além do que, pode ser assitisdido por toda a família.

    Recomendamos o filme e principalmente recomendamos que você passe a integrar a "Corrente do Bem". Para quem sabe, trazermos esta ficção para realidade e ajudarmos a transformar este planeta num mundo melhor.