VOZES  DO  ALÉM

(White Noises, EUA - 2005)

     Atores: Michael Keaton, Chandra West, Deborah Kara Unger , Ian McNeice , Sarah Strange , Nicholas Elia.

     Direção: Geoffrey Sax

 

 

    

 

 

     Jonathan Rivers (Michael Keaton) é um arquiteto bem sucedido, casado com a famosa escritora Ana Rivers (Chandra West). Ambos levam uma vida feliz até que um trágico acidente deixa Jonathan viúvo. A partir deste fato uma séria de fenômenos levá-o a tentar entrar em contato com sua esposa e muda completamente o rumo de sua vida..

     O fenômeno de EVP (Eletronic Voice Phenomena), Fenômeno da Voz Eletrônica, conhecido no Brasil sob a denominação de Transcomunicação Instrumental vem sendo estudando há muito tempo, com resultados impressionantes e cuja veracidade já foi atestada em várias ocorrências. Este fênomeno consiste no registro, principalmente vocal, em aparelhos eletrônicos, de mensagens inéditas de pessoas já desencarnadas. Sendo o Brasil um dos países onde esta pesquisa está mais avançada, tendo inclusive o assunto sido matéria da revista Isto É.

     O filme, apesar do argumento muito interessante, descamba para um terror sem sentido e comete inúmeros exageros, mostrando um fenômeno sério como uma coisa de fácil reprodução e que é fonte da ação de cruéis e poderosos espíritos do mal..

     O Próprio roteiro em alguns momentos é confuso e não explica alguns acontecimentos. A condução do roteiro também é falha e a direção insegura, o que torna o filme cansativo em alguns momentos e mata o elemento surpresa que é uma característica deste tipo de filme. O elenco também não é brilhante e não contribui muito.

     O filme realmente decepciona, pois não assusta, não esclarece e não enriquece o seu argumento.

     O mais interessante, nos DVDs, é a parte dos extras onde são mostradas informação sobre EVP e também o depoimento de alguns membros de associações nos Estados Unidos.