A Maldição dos Mortos Vivos

(The Serpent and the Rainbow, EUA - 1987)

Atores: Bill Pulmann, Cathy Tyson, Zakes Mokae, Paul Winfield, Michael Gough, Paul Guifoyle, Dey Young, Theresa Merritt, Brent Jennings, Conrad Roberts, Badja Djola

Direção: Wes Craven

 

 

    

 

   

      Baseada no livro de Wade Davis, que relata uma suposta “experiência real” vivida pelo antropologista e botânico de Harvard Dennis Alan (Pulmann), o filme relata a viagem de alan ao Haiti para descobrir como funciona o fenômeno dos zumbis, pois sua universidade pretende empregar este método para uso na medicina.

     O filme inicia mostrando uma experiência do cientista na Amazônia, onde ele descobre o seu xamã que o protege e guia.

     Em seguida ele é convidado para esta nova aventura e aceita e penetrando num mundo de terror e magia negra, onde o espíritos estão interagindo constantemente com o mundo material, numa batalha entre o bem e o mal.

    Filmado no Haiti, a fotografia do filme é escura o que compõe a ambientação e ajuda a manter o clima de terror, mistarado com a questão política, onde o diretor aproveita para criticar a ditadura de Baby Doc, que foi ditador da ilha por muitos anos.

   Incorporações, efeitos físicos, obsessões, são alguns dos ingredientes do filme que, apesar dos exageros, são sempre utilizados neste gênero de cinema e, neste caso, tornam o filme interessante e prendem a atenção do espectador até o último momento.

   Que ninguém espere profundidade do filme, seu objetivo é manter o mistério, a aura de sobrenatural e principalmente agradar os fãs desta modalidade de filme. Não existe preocupação com a fidelidade dos fenômenos espirituais, por isso se desejar compreendê-los e saber como realmente acontecem só lendo O Livro dos Médiuns.

    Para os apreciadores de filmes de terror o diretor Wes Craven é uma referência. Especialista no gênero ele consegue dosar o ritmo do filme de forma a manter o suspense durante o maior tempo possível. De forma competente ele, juntamente com o bom elenco. fazem deste filme uma boa opção de diversão. Mas se você não gosta de filmes com cenas fortes não assista.