ALÉM DA ETERNIDADE

(Always, EUA – 1989)

     Atores: Richard Dreyfuss, Holy Hunter, Brad Johnson, Audrey Hepburn, John Goodman, Roberts Blossom, Keith David, Ed Van Nuys, Marg Helgenberger, Dale Dye, Brian Haley, James Lashly.

    Diretor: Steven Spielberg

 

 

    

 

  Pete Sandich (Richard Dreyfuss) é um bombeiro aéreo (piloto), integrante do Grupamento de Combate a Incêndios Florestais, extremamente hábil, porém as vezes imprudente.

    Sua namorada, a temperamental Dorinda (Holly Hunter), cansada de sustos, resolve dar-lhe um ultimato: ou ele passa a ser instrutor de pilotos ou ela o abandonaria.

     Após salvar a vida de seu melhor amigo, Al (John Goodman), naquele que seria seu último vôo, Pete sofre um acidente e morre. Seu desencarne acontece de modo tranqüilo, com a ajuda de Hap (Audrey Hepburn), um espírito amigo que lhe presta esclarecimentos, dando-lhe alguma noção a respeito de sua nova realidade. Além disso, Hap o orienta a respeito da tarefa que ele deverá desenvolver: servir como 'anjo da guarda' de um jovem piloto que pretende seguir a carreira de bombeiro aéreo. Sua função seria de 'inspirar' Ted Backer (Brad Johnson), ensinando-o e protegendo-o.

     Tudo vai se desenvolvendo bem até que Ted se apaixona por Dorinda, então Pete tem que se decidir a vencer o ciúme e o egoísmo para ajudar o casal a ficar junto.

     Como se diz no espiritismo: Conhece-se o autor pela obra. E este é sem dúvida um filme de Spielberg, cheio de lirismo, e de amor. Além da eternidade trata da questão da vida após a morte, das mútuas influências entre o plano espiritual e material e da necessidade de cada um de nós vencer os sentimentos inferiores para alcançar a luz.

     A direção impecável, juntamente com a excelente atuação do elenco dão a este filme a diversão, a emoção e a compreensão nas medidas corretas. Vale a pena!