P
Paciente [do latim patiente]
- 1. Resignado, conformado, que aguarda serenamente um resultado. 2.
Que faz com paciência, perseverando numa atividade difícil e lenta. 3. Pessoa
que padece, doente. 4. Aquele que é objeto da ação praticada por um agente.
Pacífico [do latim pacificu]
- 1. Que é aceito ou admitido sem oposição ou discussão. 2. Aquele
que promove a paz; sossegado, sereno, manso, tranqüilo.
Paixão [do latim passione] – 1.
Sentimento de intensidade tão forte que se sobrepõe à razão; emoção
exacerbada. 2. Desejo intenso; atração.
Palingenesia - [do grego
palin + genes(e) + -ia] - Renascimentos sucessivos dos mesmos
indivíduos. Ver: Reencarnação.
Palpável [do latim palpabile]
– 1. Que se pode apalpar, ver, sentir. 2. Evidente, manifesto,
notório.
Panteísmo [do grego pantós
+ teísmo]- 1. Doutrina pela qual só Deus é real e o mundo é um
conjunto de manifestações ou emanações. 2. Doutrina de que só o mundo é
real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe. 3. Para essa doutrina,
após a morte biológica, o ser incorpora-se no todo, perdendo a sua
individualidade, o que está em confronto com o entendimento espírita, pelo qual
todos os seres sobrevivem como individualidades, prosseguindo na dimensão
espiritual suas existências após a morte física.
Parácleto [do grego parákletos,
pelo latim paracletu] - 1. Designativo aplicado a Cristo. 2.
Mentor, protetor, guia, defensor, intercessor. Ver: Paráclito.
Paráclito [do grego parákletos,
pelo latim paracletu] - O mesmo que parácleto
Paradigma [do grego parádeigma,
pelo latim paradigma] - 1. Modelo, padrão. 2. O que merece
ser seguido ou imitado. Por exemplo: Jesus é considerado o melhor modelo e guia
moral para a humanidade.
Paraíso [do grego
paradeizos] - Termo que designa 'morada dos bem-aventurados', no
entendimento espírita. Os antigos o colocavam na parte dos Infernos chamada
Campos Elíseos. Os povos modernos situam-no nas regiões elevadas do espaço.
Esta palavra é sinônimo de Céu, tomado na mesma acepção, com a diferença
que à palavra Céu se liga uma idéia de beatitude infinita, ao passo que a
palavra paraíso é mais circunscrita e lembra gozos um pouco mais
materiais. A ciência já provou que céu e inferno, bem como paraíso, são apenas
alegorias, não tendo existência real. A doutrina ensinada pelos Espíritos
superiores está de acordo com a ciência.
Parapsicologia – Ciência de
investigação que se ocupa dos fenômenos paranormais ou anímicos, tendo o
professor Joseph Banks Rhine (1895-1980) e sua esposa Louisa Ella Rhine (1891-1983),
fundadores do Laboratório de Parapsicologia, na Universidade de Duke, nos
Estados Unidos, em 1935, os seus grandes expoentes.
Parasitose [do grego parásitos
e do latim parasitu + -ose] - O processo de obsessão em que o
obsessor faz o papel de parasito e o obsidiado de hospedeiro, com o primeiro
sugando os princípios vitais do segundo. Igual a Vampirismo.
Parcial [do latim partiale] – 1.
Que participa de um todo; que não é total; que se realiza por partes. 2.
Favorável a uma das partes em questão, ato ou empreendimento; partidário;
sectário. 3. Que julga ou opina sem isenção.
Parcialidade [do latim partial(e)+
-idade] – 1. Qualidade de parcial. 2. Facção; partido.
Parcialismo [do latim partial(e)
+ -ismo] – O mesmo que parcialidade.
Partidário [do latim partire
+ -ario] – 1. Respeitante a partido. 2. Que segue algum
partido ou facção. 3. Adepto de uma idéia, uma escola; membro,
prosélito.
Passe [do latim passare] - 1. Transfusão
de energias psicofísicas alterando o corpo celular. 2. Transmissão de
fluidos de uma pessoa, encarnada ou não, a outra, ou a objetos. 3. O
passe pode ser: a) magnético, quando são transmitidos apenas os fluidos
do agente encarnado; b) misto, quando aos primeiros somam-se os fluidos
espirituais, pela força da vontade dos Benfeitores Espirituais, c) espiritual,
quando não há a intermediação do passista, com os fluidos dos Espíritos sendo
transferidos diretamente.
Passividade [do latim passivitate]
- 1. Qualidade de passivo, aquele que sofre ou recebe uma ação ou
impressão. 2. Faculdade de receber influência ou comunicação de
Espírito, via de regra por psicografia ou por psicofonia.
Patologia [do grego páthos
+ log(o) + -ia] - Parte da medicina que se ocupa das doenças, suas origens,
seus sintomas e sua natureza.
Pecado [do latim peccatu] – 1.
Transgressão aos preceitos das religiões tradicionais. 2. Culpa,
erro, falta. 3. Defeito, vício. 4. Crueldade, maldade. 5. Lástima,
pena, tristeza. 6. Transgressão a qualquer preceito ou regra.
Pecar [do latim peccare] – 1.
Cometer pecado. 2. Transgredir preceito da Igreja tradicional. 3.
Infringir qualquer lei ou regra.
Pedagogia [do grego paidagogía]
– Teoria e ciência prática da educação e do ensino.
Pena [do grego poiné, pelo
latim poena] – 1. Castigo, punição, expiação. 2. Sanção
aplicada em vista de lei. 3. Dor, padecimento, purgação, sofrimento. 4.
Compaixão, dó, piedade. 5. Desgosto, mágoa.
Pena de talião – Penalidade estabelecida
na época de Moisés, aplicando ao delito o mesmo gravame – "dente por
dente, olho por olho..." Aplicação rigorosa e inflexível da lei de
causa e efeito, ainda vigente como uma forma de vingança.
Penas eternas - Os Espíritos
superiores ensinam que só o bem é eterno, porque é a essência de Deus, e que o
mal terá um fim. Por conseqüência deste princípio, combatem a doutrina da
eternidade das penas como contrária à idéia que Deus nos dá de sua justiça e de
sua bondade.
Penates [do latim
penitus, formado de penus] - Deuses domésticos dos antigos,
assim chamados porque os colocavam no lugar mais retirado da casa.
Pendor [do latim pend(ere) + -or]
– 1. Declive ou aclive; obliqüidade. 2. Tendência; propensão,
inclinação.
Penoso [do latim poen(a) + -oso]
– 1. Que causa pena, sofrimento, dor. 2. Difícil de fazer ou de
suportar. 3. Incômodo, fatigante, árduo.
Pensamento [do latim pensare
+ mentu] – 1. Ato, efeito ou faculdade de pensar, refletir,
meditar. 2. Qualquer ato de espírito ou operação da inteligência. 3. Meio
e forma de comunicação dos espíritos. 4. Mente, intelecto, espírito.
Pensar [do latim pensare] -
Formar ou combinar no Espírito pensamentos ou idéias, com o poder de conhecer
no que consiste as coisas e a relação entre elas.
Pentateuco [do grego pentáteukhos]
– 1. Designação dada pelos gregos ao conjunto dos cinco primeiros livros
da Bíblia. 2. Espiritismo: conjunto dos cinco livros que constituem a
Codificação Espírita.
Penúria [do latim penuria] – 1.
Privação ou falta do necessário; escassez. 2. Pobreza extrema,
miséria, indigência.
Perceber [do latim percipere]
– 1. Conhecer por meio dos sentidos. 2. Compreender, entender,
formar idéias. 3. Distinguir, notar. 4. Ver ao longe, divisar,
enxergar. 5. Receber pagamento, ordenado, salário.
Percepção [do latim perceptione]
– 1. Ato, efeito ou faculdade de perceber. 2. Conhecimento
sensorial de objetos, pessoas ou acontecimentos. 3. Ação de conhecer
independentemente dos sentidos.
Perecer [do latim vulgar periscere]
– 1. Deixar de ser ou de existir; ter fim, acabar, findar. 2. Ser
assolado, destruído, devastado. 3. Morrer.
Perecível [do latim vulgar
perisc(ere) + -ivel] – 1. Sujeito a perecer. 2. Que pode
se estragar; frágil.
Peregrinação [do latim peregrinatione]
– 1. Ato de peregrinar; andar, percorrer ou viajar por devoção a lugares
longínquos ou santificados; romaria.
Perfectível [do latim perfectu
+ -ivel] - O que é suscetível de aperfeiçoamento, que pode vir a ser
perfeito.
Perfeição [do latim perfectione]
– 1. Conjunto de todas as qualidades, a ausência de quaisquer defeitos. 2.
Que atingiu o grau máximo em uma escala de valores. 3. Apuro,
esmero, maestria, precisão, perícia, primor, requinte.
Perfeito [do latim perfectu]
– 1. Que reúne todas qualidades possíveis. 2. Que atingiu o mais
alto grau em uma escala de valores; incomparável, único, sem igual. 3. Que
corresponde a um modelo, conceito ou padrão considerado ideal; exemplar,
modelar. 4. Executado sem defeito; primoroso, impecável. 5. Que
não enseja dúvida alguma; cabal; completo; total. 6. Excelente, ótimo,
irrepreensível.
Pérfido [do latim perfidu] - Que
trai à fé jurada ou à sua própria palavra; desleal, infiel, traidor.
Perisperma [do grego perí +
spérma] – Fina membrana envolvente produzida pelo resto não absorvido da nucela
- pequena noz, que fica em redor do embrião e do endosperma de uma semente.
Perispírito [do latim peri
+ spiritus] – 1. Invólucro semimaterial do Espírito . Nos
encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria. É
retirado do fluido universal do globo em que o Espírito se acha e trocado ao
passar de um a outro mundo, sendo mais ou menos sutil ou grosseiro, conforme
sua natureza. 2. É nele que reside a identidade do Espírito, tomando a
forma determinada pela vontade do mesmo, tanto que ordinariamente assume a
imagem que este tinha em sua última existência corporal. 3. Serve de
molde, esboço e forma para o corpo físico. 4. Constitui-se elemento
chave de todos os fenômenos mediúnicos. Ver: Modelo organizador biológico.
Pernicioso [do latim perniciosu]
- Que é prejudicial, danoso; mau, nocivo, perigoso.
Perpetrar [do latim perpetrare]
- Praticar ato condenável; realizar, perfazer.
Perpetuar [do latim perpetuare]
- Tornar perpétuo; imortalizar, eternizar, conservar.
Perquirir [do latim perquirere]
- Investigar escrupulosa e detalhadamente; pesquisar, indagar, perscrutar.
Perseverança [do latim perseverantia]
- Constância; firmeza; pertinácia; persistência.
Perseverar [do latim perseverare]
– 1. Manter o mesmo estado de espírito. 2. Conservar-se firme e
constante num sentimento ou numa resolução. 3. Continuar; persistir;
teimar.
Persistência [do latim persisten(te)
+ -cia] - Constância; firmeza; perseverança.
Personalidade [do latim personalitate]
– 1. Caráter do que é pessoal, pessoalidade. 2. O conjunto de qualidades
e características que individualizam uma pessoa. 3. Aquilo que distingue
uma pessoa de outra.
Personalismo [do latim personal(is)
+ -ismo] - 1. Qualidade do pessoalizar. 2. Conduta centrada
na própria personalidade, em que tudo se refere à própria pessoa.
Personificar [do latim persona
+ facere] – 1. Considerar como pessoa. 2. Atribuir qualidades
de pessoa a. 3. Realizar ou representar na figura de uma pessoa. 4. Servir
de modelo a. 5. Pessoalizar, personalizar.
Personismo [do latim persona
+ -ismo] – Fenômeno tido por comunicação mediúnica, mas que é apenas
psicológico. Ver: Animismo.
Persuadir [do latim persuadere]
- Levar a crer ou a aceitar; determinar a vontade de, dar convicção, convencer,
induzir; formar juízo; aconselhar.
Perverso [do latim perversu]
- Que tem má índole, malvado; corrupto, vicioso; traiçoeiro.
Pessoa [do latim persona] - 1.
Gramática: flexão pela qual o verbo indica as relações dos sujeitos
falantes entre si. 2. Homem ou mulher. 3. Personagem. 4.
Individualidade.
Pictografia [do latim pictu,
particípio de pingere + graf(o) + -ia] - Pintura ou desenho
feito por Espírito através de médium.
Pitonisa [do latim pythonissa]
- 1. Sacerdotisa de Apolo Pítio, em Delfos, também chamada pítia,
por causa da serpente Pitão que Apolo havia matado. A pítia dava os oráculos,
mas, como eles nem sempre eram inteligíveis, os sacerdotes se encarregavam de
interpretá-los segundo as circunstâncias. 2. Na antigüidade, sacerdotisa
que adivinha o futuro. Ver: Sibila.
Placebo [do latim placebo] -
Medicamento inerte, que não tem efeito, empregado com fins sugestivos ou
morais.
Planeta [do grego planétes).] -
Astro sem luz própria, que gravita em torno de uma estrela.
Planetário [do latim planetariu]
– 1. Relativo ou pertencente a planetas. 2. Anfiteatro em cúpula que
serve para a observação e o estudo dos planetas.
Plenitude [do latim plenitudine]
- Estado ou qualidade de pleno, cheio, completo, repleto. 2. Totalidade.
2. Máxima extensão, brilho ou glória.
Pluralidade [do latim pluralitate]
– 1. Qualidade atribuída a mais de uma pessoa ou coisa. 2. Caráter
do que está no plural. 3. O que é geral. 4. Multiplicidade,
multidão; grande número; o maior número.
Pneumatofonia [do grego
pneuma + phoné + -ia] - Comunicação verbal e direta dos Espíritos
sem o concurso dos órgãos fonadores humanos. Voz direta.
Pneumatografia [do grego
pneuma + graf(o) + -ia] - Escrita direta dos Espíritos sem o
concurso da mão do médium.
Poliglota [do grego
polyglottos] - Aquele que domina várias línguas; multilíngüe,
plurilíngüe.
Polissemia [do grego polisemía]
- Variedade de significados que uma palavra pode ter.
Politeísmo [do grego polytheos
+ -ismo] - Sistema religioso que admite a pluralidade dos deuses.
Poltergaister [do alemão poltergeist]
– 1. Fenômeno paranormal em que se verificam alterações físicas e ruídos
diversos, sem causa material aparente. 2. Termo que não integra a
nomenclatura da ciência espírita, para a qual os fenômenos são manifestações
espirituais de efeito físico, via mediúnica.
Ponderabilidade [do latim ponderabi(e)
+ -idade] - Qualidade de ponderável; que pode ser examinado, medido ou
pesado.
Ponderável [do latim ponderabile]
– 1. Que se examina com atenção e minúcia; apreciável, considerável.
2. Que se pode pesar ou medir.
Positivismo [de positivo] -
Sistema criado por Augusto Compte, de caráter empirista e antimetafísico, que
recusa qualquer juízo de valor não consubstanciado numa certeza científica e
idêntica essência e fenômeno.
Possessão [do latim possessione]
- Atuação de um Espírito desencarnado sobre o encarnado, com domínio
completo.
Possesso [do latim possessu]
- Segundo a idéia ligada a essa palavra, o possesso é aquele no qual um demônio
veio alojar-se. Tomando o demônio não em sua acepção vulgar, mas no sentido de
Espírito mau, Espírito impuro, Espírito malfazejo, Espírito imperfeito,
tratar-se-ia de saber se um Espírito desta natureza ou outro qualquer pode
eleger domicílio no corpo de um homem conjuntamente com o que nele está
encarnado, ou a ele se substituindo. Poder-se-ia perguntar que destino toma,
neste último caso, a alma assim expulsa. A Doutrina Espírita diz, conforme
Allan Kardec, que "o Espírito unido ao corpo não pode dele ser separado
definitivamente senão pela morte; que outro Espírito não pode colocar-se em seu
lugar nem unir-se ao corpo simultaneamente com ele; mas ela diz também que um
Espírito imperfeito pode ligar-se ao Espírito encarnado, assenhorar-se dele,
dominar-lhe o pensamento, obrigá-lo, se ele não tem força para resistir-lhe, a
fazer tal coisa, a agir em tal sentido; ele o constrange, por assim dizer, sob
sua influência. Assim, não há possessão, no sentido absoluto da palavra, há
subjugação; não se trata de desalojar um Espírito mau, mas, para servirmo-nos
de uma comparação material, de fazê-lo largar a presa, o que sempre podemos
fazer quando o desejamos seriamente; mas há pessoas que se comprazem numa
dependência que lhes lisonjeia os gostos e os desejos".
Potentado [do latim potentatu]
– 1. Soberano de grande poder. 2. Indivíduo influente ou poderoso.
Povo [do latim populu] – 1. Conjunto
de indivíduos que falam a mesma língua, possuem hábitos, tradições e histórias
comuns, e que habitam o mesmo lugar, cidade, região ou país. 2. Multidão;
público.
Povoar [de povo] - Formar povoação,
tornado habitado; colonizar, ocupar.
Pragmático [do grego pragmatikós,
pelo latim pragmaticu] – Suscetível de ser colocado em prática, voltado
à ação.
Prancheta [do francês planche]
– Pequena prancha utilizada como suporte para escrever.
Prazer [do latim placere] – 1. Sensação
ou sentimento que gratificação os sentidos. 2. Diversão, distração.
Prece [do latim prece] - É
uma invocação e, em certos casos, uma evocação, pela qual chamamos a nós tal ou
tal Espírito. Quando é dirigida a Deus, Ele nos envia seus mensageiros, os Bom
Espíritos. A prece não pode revogar os decretos da Providência; mas por ela os
Bons Espíritos podem vir em nosso auxílio, quer para dar-nos a força moral que
nos falta, quer para sugerir-nos os pensamentos necessários. Em vista disso, o
alívio que experimentamos quando oramos com fervor. Daí vem também o alívio que
experimentam os Espíritos sofredores quando oramos por eles, sendo que eles
mesmo muitas vezes pedem essas preces, sob a forma que lhes é familiar, e que
está mais em relação com as idéias que conservaram de sua existência corporal.
A razão, em conformidade com o que dizem os próprios Espíritos, diz-nos que a
prece de lábios é uma fórmula vã, quando dela o coração não toma parte.
Prece refratada - Aquela cujo
impulso inicial teve sua direção desviada, passando a outro objetivo. Dirigida
a um Espírito que não se encontra em condições de atender, é redirecionada pela
espiritualidade para outros atendentes em condições de auxílio.
Precognição [do latim praecognitu
+ -ção] - 1. Conhecer antes, forma de percepção extrasensorial;
conhecimento de um evento futuro que não pode ser inferido logicamente. 2. Profecia,
predição, previsão, etc..
Preconcebido [do latim prae
+ concipere] – 1. Concebido antecipadamente; premeditado. 2. Planeado
sem reflexão ou fundamento sério.
Preconceito [do latim praeconceptu]
- 1. Conceito antecipado, sem maior ponderação ou embasamento; idéia
preconcebida. 2. Opinião ou julgamento prévio, formado sem levar em
conta a realidade ou fato que o conteste. 3. Crendice; superstição. 4.
Intolerância; aversão a outras raças, credos, etc..
Predisposição [do latim prae
+ dispositione] – Aptidão, inclinação, pendor, propensão, tendência,
vocação.
Preexistência [do latim praeexistentia]
– 1. Qualidade do que é preexistente; que teve existência anterior. 2.
Existência do Espírito antes da reencarnação.
Premonição [do latim praemonitione]
- 1. Sensação ou antecipado aviso de algum acontecimento; presságio;
pressentimento. 2. Capacidade anímica de pressentir acontecimento
futuro.
Preponderância [do latim praeponderantia]
– 1. Qualidade do que é preponderante. 2. Supremacia, predomínio,
superioridade, hegemonia.
Preponderante [do latim praeponderante]
– 1. Que tem mais peso, influência, importância. 2. Que leva
vantagem, prevalece.
Presciência [do latim praescientia]
- 1. Previdência, pressentimento, presságio, previsão. 2. Qualidade
de presciente, de antecipar e prever o futuro.
Pressagiar [do latim praesagiare]
- Anunciar por presságio; agourar, pressentir, prever, profetizar, vaticinar.
Presságio [do latim praesagiu]
- Fato ou sinal pelo qual se adivinha o futuro; agouro, pressentimento,
previsão, prognóstico.
Presunção [do latim praesumptione]
– 1. Ato ou efeito de presumir, suposição. 2. Opinião ou juízo
baseado na aparência. 3. Suspeita, desconfiança. 4. Vaidade,
jactância, orgulho, pretensão.
Primícias [do latim primitias]
– 1. As primeiras produções, frutos, sentimentos ou gozos. 2. Os
começos; os prelúdios.
Princípio [do latim principiu]
– 1. Momento ou local em que uma coisa tem início ou origem. 2. Causa
primária, base, razão. 3. Regra, lei, preceito.
Princípio espiritual - Princípio a
partir do qual se dá a individualização do Espírito; um dos elementos gerais do
Universo em parceria com o Fluido Cósmico Universal.
Princípio Vital - Agente que dá
atividade e movimento aos seres vivos e faz com que se distingam da matéria
inerte. O mesmo que fluido magnético.
Privilegiado [do latim privilegi(u)
+ -ado] – 1. Que tem ou goza de privilégio. 2. Distinto,
elevado, excepcional. Singular, único.
Prodigalidade [do latim prodigalitate]
– 1. Qualidade ou caráter de pródigo. 2. Esbanjamento,
desperdício, dissipação. 3. Generosidade, liberalidade. 4. Abundância.
Pródigo [do latim prodigu]
– 1. Que gasta em excesso, esbanjador, dissipador. 2. Aquele que
dá, distribui, faz ou emprega sem dificuldade e com abundância. 3. Generoso,
liberal.
Professar [do latim professare]
– 1. Reconhecer ou confessar publicamente. 2. Adotar, abraçar uma
doutrina, uma religião, etc.. 3. Lecionar, ensinar na qualidade de
professor. 4. Fazer propaganda, preconizar, propagar. 5. Colocar
em prática., realizar, executar. 6. Prometer, jurar.
Profeta [do grego prophétes,
pelo latim propheta] - 1. Adivinho. 2. Aquele que prevê ou
faz conjecturas sobre o futuro. 3. Título dado pelos muçulmanos a Maomé.
4. O que revela a vontade de Deus. 5. Designação imprópria para
médium.
Profilaxia [do grego prophylaxis]
- 1. Parte da medicina que tem por objeto as medidas preventivas contra as
enfermidades. 2. Conjunto de medidas para evitar o aparecimento de
doenças.
Progressão – Seria o
fenômeno de deslocamento mental ao futuro. O coronel Albert de Rochas, em seu
livro "Les Vies Successives," teve a iniciativa de
chamar tais incursões de progressões.
Progresso [do latim
progressu] – 1. Movimento para diante, avanço, expansão. 2. O
desenvolvimento gradual de um ser ou de uma atividade. 3. Adiantamento,
aperfeiçoamento, evolução.
Projeção [do latim projectione]
- 1. Ato ou efeito de projetar-se, lançar-se, arremessar-se. 2. Designa
também o estado parcial de emancipação da alma, em que o Espírito se afasta de
seu corpo, ao qual permanece ligado por um cordão fluídico. É o mesmo que desdobramento.
Proletário [do latim proletariu]
– 1. Na antiga Roma, membro da classe mais pobre do povo. 2.
Pessoa que vive da remuneração do trabalho por ela exercido.
Promulgar [do latim promulgare]
- Publicar oficialmente; tornar público; decretar; vulgarizar.
Prontuário [do latim promptuariu]
- 1. Manual de informações e indicações úteis. 2. Ficha com dados
de uma pessoa. 3. Lugar em que se guarda aquilo que poderá ser
necessário.
Propriedade [do latim proprietate]
– 1. Qualidade de próprio. 2. Particularidade, característica
inerente. 3. O que pertence ou o direito legítimo.
Proscrição [do latim proscriptione]
– 1. Pôr fora de uso, abolir. 2. Condenar, proibir. 3. Afgastar,
banir, desterrar, expulsar.
Proscrito [do latim proscriptu]
- Que sofreu proscrição; que foi degredado, desterrado, emigrado, exilado.
Proselitismo [do latim proselytu
+ -ismo] - Atividade que tem por finalidade fazer prosélito.
Prosélito [do grego prosélytos,
pelo latim proselytu] - 1. Indivíduo convertido a uma doutrina,
idéia ou sistema. 2. Adepto, aquele que adotou religião diferente da que
tinha antes.
Protestante [do latim protestante]
– 1. Que protesta. 2. Relativo ou próprio do protestantismo. 3.
Diz-se daqueles que pretendem conservar a pureza do dogma e do culto dos
primeiros tempos do cristianismo, e que, nessa base,
promovem nova igreja cristã, desdobrada
em várias seitas.
Protestantismo [do latim protestant(e)
+ ismo] - Nome dado à doutrina religiosa dos protestantes.
Protetor [do latim protectore]
- É o Espírito bom que aceitou a missão de acompanhar e ajudar o progresso de
seu protegido, influindo com seus conselhos, consolando suas aflições,
sustentando sua coragem nas provas da vida. Liga-se ao indivíduo desde o
nascimento até a morte biológica e, freqüentemente, o segue depois na vida espiritual,
e mesmo em várias existências corporais. Ver: Anjo guardião, Guia
espiritual.
Prova [do latim proba] – 1. Demonstração
da existência ou inexistência de uma coisa ou ser. 2. Aquilo que serve
para atestar ou estabelecer uma verdade por verificação ou demonstração. 3. Exame,
teste, concurso. 4. Experimento, experiência, ensaio. 5. Uma das
formas do Espírito experimentar-se, objetivando seu progresso. São as
vicissitudes da vida corporal, pelas quais os Espíritos se purificam segundo a
maneira de suportá-las. De acordo com a Doutrina Espírita, o Espírito já com
certo grau de lucidez, na erraticidade, reconhecendo sua imperfeição, escolhe
ele próprio, usando de seu livre-arbítrio, o gênero de provas que julga mais
próprio ao seu adiantamento e que sofrerá em sua nova existência. Se ele
escolhe uma prova acima de suas forças, sucumbe, e seu adiantamento retarda.
Ver: Expiação.
Providência [do latim providentia]
–
Providencial [do latim providenti(a)
+ -al] – 1. Que vem da providência, da sabedoria suprema de Deus. 2.
Referente à pessoa que guarda, ajuda ou protege.
Pseudônimo [do grego pseudónymos]
- 1. Nome falso ou suposto. 2. Nome utilizado para ocultar a
verdadeira identidade do autor da obra, geralmente escritor ou artista.
Pseudo-sábio [do grego pseudés
+ do latim sapidu] - Diz-se do que julga ou diz saber mais do que aquilo
que realmente sabe.
Psicofonia [do grego
psyké + phoné + -ia] - Comunicação dos
Espíritos pela voz de um médium falante. Ver: Incorporação.
Psicografia [do grego
psyké + graphó + -ia] - Escrita dos Espíritos pela mão do médium.
Psicografia direta - Escrita de um
Espírito diretamente pela mão de um médium.
Psicografia indireta [do grego psykhé
+ graphé] - Escrita de um Espírito por intermédio de utensílio ou
ferramenta que não diretamente a mão de um médium. Ver: ardósia e prancheta.
Psicógrafo [do grego
psyké + graphó] - O que usa a psicografia; médium escrevente.
Psicologia [do grego psyké
+ lógos + -ia] - Ciência que estuda os fenômenos psíquicos e o
comportamento humano.
Psicometria [do grego psyché
+ métron (do latim metru) + -ia] - 1. Em Psicologia, é o
registro e medida dos fenômenos psíquicos por meio de métodos experimentais
padronizados. 2. Em a ciência espírita, designa a faculdade anímica de
ler impressões e recordações ao contato com objetos comuns.
Psicopatia [do grego
psyké + pat- (pascho) + -ia] - 1. Designação
comum às doenças mentais. 2. Estado mental patológico caracterizado por
desvios que acarretam comportamentos anti-sociais.
Psicopictografia [do grego psyché
+ do latim pictu, (particípio de pingere) + -o + -graf(o) + -ia] - O mesmo
que Pictografia, porém a presente designação pressupõe ação sob impulso
do próprio psiquismo, quando desenhando ou pintando.
Psicopraxia [do grego psyché
+ práxis] - Termo de pouco uso e que significa o mesmo que
incorporação, a ação de um Espírito através do corpo de um médium. Ver: Incorporação.
Psicoscópio [do grego e do
latim respectivamente: psyché + copio] - Aparelho destinado a
auscultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações e com capacidade
para efetuar diversas observações em torno da matéria, funcionando a base de
eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiantes. É um óculos de
estudos, com recursos disponíveis para a microfotografia, conforme revelação do
Espírito André Luiz.
Psicose [do grego psyché
+ -ose] - Designação comum às doenças mentais; psicopatia.
Psicosfera [do grego psyché
+ sphaîra] - 1. Atmosfera psíquica. 2. Campo de radiação do
perispírito, que se exterioriza em redor do próprio organismo físico.
Psicossoma [do grego psyché+
sôma] - O mesmo que corpo espiritual ou perispírito.
Psicossomático [do grego psyché
+ sôma + -atico] - 1. Relativo simultaneamente ao
perispírito e ao corpo material. 2. Diz-se das enfermidades ou
perturbações reflexas, produzidas no corpo físico por influência psíquica ou
espiritual.
Psiquiatria [do grego psyché
+ -iatria] - Parte da medicina que trata do estudo e tratamento das
doenças mentais, sob o ponto de vista físico e biológico.
Psíquico [do grego psychikós]
– Anímico; relativo à alma ou às faculdades intelectuais e morais de um
indivíduo.
Psiquismo [do grego psykhé
+ -ismo] – 1. Conjunto das características psicológicas de um
indivíduo. 2. Conjunto de fenômenos psíquicos ou processos mentais,
conscientes ou inconscientes, que são objeto da Psicologia.
Pujante [do espanhol pujante]
– 1. Que tem força. Possante. 2. Grandioso, magnífico. 3. Denodado,
altivo, brioso.
Pungente [do latim pungente]
– 1. Que fere; agudo, penetrante. 2. Comovente, doloroso,
lancinante.
Purgatório [do latim purgatoriu]
– 1. Lugar em que, segundo o catolicismo, se purificam as almas dos
justos, antes de entrarem nas bem-aventuranças. 2. Qualquer lugar onde
se sofre temporariamente. 3. Expiação, padecimento, sofrimento.
Purgatório [do latim
purgatorium] - Lugar de expiação temporária, segundo a Igreja Católica,
para as almas que têm ainda que se purificar. A Igreja não define de um modo
preciso o lugar onde se acha o Purgatório e não se explica mais claramente
sobre a natureza das penas ali sofridas. O ensino dos Espíritos é muito mais
explícito a este respeito. Eles rejeitam, é verdade, o dogma da eternidade das
penas (ver Inferno), mas admitem uma expiação temporária, mais ou menos
longa, que não é outra coisa, salvo o nome, senão o purgatório. Esta expiação
se realiza pelos sofrimentos morais da alma no estado errante.
Puro [do latim puru] – 1. Genuíno,
que não tem mistura e não sofreu alteração. 2. Cristalino, límpido,
transparente. 3. Casto, inocente, virtuoso. 4. Limpo, imaculado. 5.
Simples, sincero, verdadeiro. 6. Honesto, íntegro, probo. 7.
Completo, inteiro, total.