A  FELICIDADE  ESTÁ  A  CADA  PASSO

Certa vez, aprendi uma grande e bonita lição com um grupo de missionários que eu acompanhava na subida de uma alta montanha. Naquela oportunidade, a lição se enraizou dentro de mim, portanto quero narrá-la a todos.
Na grande subida da montanha, aprendíamos a pequenos passos a dar valor ao presente e a tirar exemplos do passado para atingir um melhor futuro.
No caminho, parávamos para olhar para trás e observar o que havíamos deixado, e aí olhávamos para a frente e víamos aonde queríamos chegar. Nossa, como era alto e distante! Perigos diversos, sabíamos que a cada passo iríamos encontrar. Sentíamos muito medo e por diversas vezes pensei em voltar e desistir, mas os missionários nos orientavam e davam muita força para todos. Era muito interessante o que observávamos, pois a cada parada aquilo que parecia difícil e impossível já havíamos ultrapassado, e aquele contato próximo com as coisas que tínhamos antes ia cada vez mais ficando difícil de enxergar. Lá de cima víamos os lugares e o seres pequeninos e irreconhecíveis, porque perdíamos o contato corpo a corpo – dali víamos somente um todo.
Após vários dias, chegamos ao topo e ali ficamos contemplando a grandiosa beleza e o prazer imenso de termos alcançado o limite da montanha.
O impossível ficou para trás: sem perceber, tínhamos conseguido alcançar o futuro. A beleza lá do alto era outra, de outro tipo, pois lá não tínhamos o contato corpo a corpo com as coisas, somente um esplendor visual.
A grande lição que aprendi, ensinada por aqueles missionários, foi perceber que encontramos, a cada etapa de nossas vidas, o amor e a felicidade de estarmos próximos a tudo; de termos a oportunidade de dar valor a tudo que vivemos a cada segundo; e de não termos medo de enfrentar nada do que nos espera, pois sabendo usufruir o “hoje”, será muito belo e cheio de saudades o ” amanhã ”.
Vive, vive o teu “hoje”; faze tudo de bom para ti e para teu semelhante e não tenhas medo do futuro; doa; ama; sê feliz, para não te arrependeres, no futuro, daquilo que deixaste de fazer ou contemplar no passado.
Deus ilumina todos os caminhos, basta olhar para enxergar.
Fica na paz do Senhor.


Monge   DARI  HAMIM  LUZAK

 

Missionários........ = Aqueles que propagam uma idéia ou levam a fé dentro ou fora de seu país.