LIBERTAI-VOS

Nas noites frias, para fugir das senzalas e das chibatadas, muitas vezes me escondia com outros escravos.
Muitos senhores vinham com vários capangas nos perseguir até os limites de nossas forças, mata adentro, com seus cães farejadores. Muitos de nós caíam no meio do caminho ou nos pântanos ou penhascos; outros eram presas fáceis de feras; somente alguns conseguiam fugir e mais adiante juntavam-se a outros escravos fugitivos, que montavam colônias bem escondidas.
Quanto sofrimento e desgraça; quantas provações e necessidades passávamos; porém, juntos rogávamos a Deus Nosso Pai, todo poderoso, que tivesse piedade de nós, e jamais deixávamos a nossa fé e a nossa esperança para trás, ao contrário: quanto mais perseguidos ou açoitados éramos, mais nós nos apegávamos ao Nosso Criador.
Imaginávamos que éramos um povo marcado para passar por tudo aquilo e, assim, aceitávamos sem compreender, mas a esperança nos movia dia a dia.
Muitos anos depois, um grande número de irmãos meus foram gratificados com a liberdade – liberdade corporal, porque a liberdade moral, a do pensamento, ninguém nos tirou. A liberdade moral é aquela que todos vós, irmãos espirituais, deveis cultivar, refletir e melhorar.
Sempre querei evoluir em vossas lições diárias de vida; refleti em tudo que fizerdes para vós e para vosso próximo; fazei vossa parte: não vos escravize e nem ao vosso próximo.
Libertai-vos das coisas materiais, às quais muitos se escravizam e se prendem; sabei vos libertar e vos colocar mais para o aprendizado de vossa espiritualidade.
Afastai-vos dos erros; afastai-vos das coisas que poderão vos escravizar para o resto de vossas vidas.
Refleti sobre vossas conquistas e objetivos.
Analisai onde podeis melhorar, para no amanhã não vos prejudicar novamente em vossa encarnação.
Libertai-vos para seguirdes a vida com Jesus.


Preto Velho - PEDRO REZENDE

Senzalas......= conjunto de casas ou alojamentos que se destinavam aos escravos de uma fazenda.